Mais de 12 horas de conteúdo com certificado - Bônus exclusivos Com Dra. Talita Pazeto, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento.
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O PEI, ou Plano de Ensino Individualizado, é elaborado para atender as necessidades educacionais específicas de um aluno com deficiência e/ou transtornos do desenvolvimento. E possui inúmeros benefícios:
Personalização do Ensino:
O PEI permite a adaptação do currículo e das metodologias de ensino às necessidades específicas do aluno, garantindo que ele tenha acesso a uma educação de qualidade de acordo com suas capacidades e potencialidades.
Inclusão Escolar:
Promove a inclusão escolar ao assegurar que os alunos com necessidades especiais sejam devidamente assistidos e participem ativamente das atividades escolares junto com os demais alunos.
Avaliação Individualizada:
Através do PEI, é possível realizar uma avaliação contínua e individualizada do progresso do aluno, ajustando estratégias e intervenções conforme necessário para otimizar o aprendizado.
Desenvolvimento Global:
Foca não apenas nas habilidades acadêmicas, mas também no desenvolvimento social, emocional e comportamental do aluno, proporcionando um suporte abrangente.
Direitos Garantidos:
Assegura que os direitos dos alunos com necessidades especiais sejam respeitados, conforme legislações e diretrizes educacionais vigentes.
Motivação e Autoestima:
Ao atender às necessidades individuais e proporcionar um ambiente de aprendizagem adequado, o PEI contribui para aumentar a motivação e a autoestima do aluno, incentivando-o a se engajar mais nas atividades escolares.
Tudo que você precisa saber sobre PEI
em um único lugar
O que é o PEI? Conceitos e Princípios Básicos
O PEI na Escola
O PEI na clínica
DUA: Desenho universal da aprendizagem
Direitos Legais e Responsabilidades no Desenvolvimento do PEI: Legislação e Normativas
A base do PEI: como a avaliação ajuda na elaboração do PEI.
Colaboração entre Profissionais: Equipe Multidisciplinar no Desenvolvimento e Implementação do PEI
Estudo de Caso 1: Raciocínio clínico para Implementação do PEI
Prática Estudo de Caso 1: Elaborando um PEI Clínico na prática
Estudo de Caso 2: Raciocínio escolar para Implementação do PEI
Prática Estudo de Caso 2: Elaborando um PEI Escolar na prática
Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento com vasta experiência em avaliação e intervenção em dificuldades, transtornos específicos de aprendizagem e alterações do desenvolvimento. Diretora do Centro de Desenvolvimento Comportamental para Crianças Autistas e coordenadora pedagógica do IEPSIS.